sábado, 22 de agosto de 2009

Segredos de Lua Nova

Kristen Stewart está em um tapete beige, cercada por uma bagunça de rosas e cristal quebrado. Seu sweater está rasgado, revelando um corte sangrento em seu braço direito. É abril em Vancouver, e o elenco de New Moon está filmando a celebração de 18 anos de Bella Swan – uma pequena cena depois do inocente corte de papel transforma a família Cullen, em metade de um segundo, de vampiros vegetarianos civilizados em 6 feras famintas por doce sangue humano. O diretor Chris Weitz quer outra tomada de Edward (Robert Pattinson) lutando com seu irmão vampiro Jasper (Jackson Rathbone), enquanto Stewart está machucada no fundo.
Essa é a terceira congelante noite que o elenco tem trabalhado até de madrugada, mas isso não não impede o set de se sentir aconchegante e jovial. Pattinson brinca com a câmera entre as tomadas e pega no pé de Kristen por apenas sentar no chão no meio de toda a violência vampírica. “Você quer que Kristen nos dê um pouquinho de vida?” ele brinca com o diretor. Kristen sorri. “Eu estou torcendo por vocês aqui,” ela diz. “Torcendo bastante. Eu sou boa de torcida.”
Nesse momento, por exemplo, milhões de fãs pelo mundo estão torcendo em deliciosa agonia enquanto esperam por New Moon chegar aos cinemas dia 20 de novembro. (…) O time está de volta com New Moon, apesar que a sequênciaé uma fera diferente – e uma que não é tão fácil de domar. O segundo livro de Meyer é baseado em coração partido e tristeza, focando no caminho de Bella até sua recuperação depois que Edward quebra seu coração em um milhão de pedaços e desaparece. Em adição ao drama, o filme principalmente trabalha com o relacionamento que está surgindo entre Bella e seu amigo Jacob, que se transforma em um lobo feroz.
Na verdade, ninguém no universo Twilight deveria sentir nenhuma dor. Claro, que houveram umas pequenas controversias. Primeiro, o diretor Chris Weitz substituiu Catherine Hardwicke (Twilight). Então Lautner publicamente tentou manter seu papel de Jacob enquanto o personagem ficou mais maduro (e alto). E recentemente, a atriz Rachelle Lefevre, que interpreta a vingativa vampira ruiva Victoria, foi trocada por Bryce Dallas Howard em Eclipse. Cada um desses acontecimentos agitaram os fãs – mas apenas pareceu reinforçar o compromisso deles com a franquia. Alguém duvida que New Moon será um sucesso?
Talvez por isso o set se sinta como um campo de verão – apesar que um frio, muito escuro campo cheio de vampiros e sangue. “De uma forma estranha, tem menos pressão dessa vez, desde que é algo que o pessoal quer ver,” diz produtor Wyck Godfrey. Summit Entertainment já provou que ficará o mais fiel possível à visão de Meyer. “Eu disse à Summit que eles provavelmente poderiam pegar um macaco falante para dirigir New Moon, e ainda iria muito bem,” disse Weitz.
O que ninguém discute é que o estúdio precisava de um diretor que pudesse ligar com a expansão da sequência, o que pedia lobos fortões e filmagens na Itália. Summit também queria alguém experiente com efeitos especiais, particularmente depois que o primeiro filme foi ridicularizado pela cena onde a pele de Edward é exposta ao sol e começa a brilhar como se estivesse em um comercial esquisito de loção pro corpo.
Weitz tinha o resumo certo para o trabalho. O formado pela universidade Cambridge passou 3 anos estudando as criaturas em sua adaptação de A bússula Dourada de 2007, do autor Philip Pullman. O filme não foi muito bem com a maioria dos críticos, mas seus efeitos visuais ganharam um Oscar. Então com a exceção de ser um homem, Weitz parecia uma boa escolha para New Moon. “Eu sempre fiz filmes para mulheres. Eu estou na parte mais feminina de diretores homens. A coisa que menos estou interessado é explodir coisas.”
No momento que Weitz foi contratado, ele foi jogado no debate se Taylor Lautner deveria repetir seu papel como Jacob. Esse jovem ator era capaz de se transformar de um garoto de olhos arregalados em um monstro?Os produtores eventualmente ficaram com Lautner, parcialmente porque ele não tinha um fã apenas em Weitz mas também em Kristen Stewart.
E como a química Bella-Jacob rolou no set? “Temos aquela relação. É pateticamente fofa, eu amo aquele garoto. Eu faria qualquer coisa por ele. Eu mataria por ele, literalmente.”
Sem necessidade de falar, Lautner está radiante de estar dentro do projeto. Ele conversa sorridente sobre ficar sem camisa na chuva congelante, e da quantidade de cenas perigosas que ele faz, mas é claro que o maior desafio foi se transformar em um lobo. “Algumas vezes filmaríamos duas cenas em um dia, uma antes da transformação e outra depois,” diz Lautner. “Então eu tenho que mudar minha cabeça: Ok, Eu sou pequenino Jacob – e agora eu sou o grande lobo mal.”
Pelo jeito das coisas no set, Lautner irá agradar seus fãs conhecidos como Team Jacob. O nativo de Michigan colocou 15 kilos de massa em seu corpo, devorando shakes de proteína e comidas calóricas durante um intenso treinamento de 11 meses. Mas o que pode chocar os que irão ver o filme – se eles puderem parar de olhar para o tanquinho dele tempo suficiente – é que o cara realmente pode atuar. (…)
Nesse ponto, Stewart pode conhecer Bella tão bem quanto Meyer, e como muitos no set, ela não deixará nada, nem diretor ou roteiro, ofuscar as intenções originais da autora. “Definitivamente nos sentimos bem protetores da série. Os diretores são substituíveis, e enquanto é excitante tem novas opiniões, ao mesmo tempo é tipo, “Olhe, isso tem mais sentido com o que já criamos.” Em New Moon, Kristen está entrando de cabeça em dores do coração. Ela diz que chegou ao seu limite em uma noite longa e fria na floresta quando filmava a cena onde Edward a abandona.
“Antes da cena eu estava sentada no meu carro, tipo morrendo de chorar – chorando tão forte que você nem pode respirar,” ela diz. “Porque eu estava muito intimidade pela cena. Todo mundi diz ‘É melhor que ela saiba colocar essa emoçõa no filme!’ E é um momento tão importante no livro, quando ele a deixa.” A cena a exaustou. “Estava pensando, ‘Temos que já ter terminado. Apenas me diga que já terminamos.” Ela se lembra.
Apesar da carga emocional pesada em New Moon, Chris Weitz permaneceu calmo, diferente da frenética Hardwicke, como Jacob é diferente de Edward. “Fazer Twilight foi uma luta bem maior,” diz Stewart. “Todosestavam um pouquinho assustados. Precisávamos fazer algo comercial mas ficar fiel ao livro. Não tínhamos tanto dinheiro. Foi tudo bem impulsivo, e isso é o que amo sobre aquele filme.”Despite the heavy emotional weather in “New Moon,” director Weitz remained calm and contemplative, as different from the driven, frenetic Hardwicke as Jacob is from Edward. On particularly tough days, Weitz wore a shirt bearing the WWII British propaganda slogan “Keep Calm and Carry On.” Sometimes he’d sit in the director’s chair and read sci-fi novels while the crew readied the next shot. “[Making ‘Twilight’] was much more of a fight,” says Stewart. “

Fonte:Foforks

Nenhum comentário:

Postar um comentário